Cesar Cielo vence 50 m livre e fecha Finkel com quatro medalhas

O velocista ajudou o Pinheiros a levar o 14º título da competição brasileira e mostrou uma excelente performance na prova em que é campeão olímpico e tri mundial  Cesar Cielo fez uma excelente apresentação no Troféu José Finkel 2017, realizado em Santos (SP), em agosto. Levou o ouro nos 50 m livre, com a boa marca de 21s96, prova em que é campeão olímpico, tricampeão mundial e recordista mundial. Cielo ainda levou a medalha de bronze nos 100 m livre e nos 50 m borboleta e mais uma de ouro com o revezamento 4×50 m do Pinheiros. O clube foi o campeão do Troféu José Finkel, o segundo torneio mais importante do calendário nacional, com 2.469,50 pontos e grande superioridade sobre os demais participantes – o Minas Tênis foi o segundo, com 1.921,50 pontos, e a Unisanta o terceiro, com 1.751 pontos.
ECP Trofeu Jose Finkel 2017 - 12ago17
Troféu José Finkel
Cielo ouviu das arquibancadas os gritos de “o campeão voltou” e nadou abaixou dos 22 segundos para vencer os 50 m, com Italo Manzine em segundo (22s36) e Henrique Martins em terceiro (22s65). “Fiquei feliz por ter vencido a minha principal prova, muito satisfeito com a maneira como nadei. Nadar para 21 segundos é sempre bom. Foi minha melhor prova do campeonato. Estou contente por fechar o Finkel assim, por ser campeão de novo. Vou melhorando aos poucos até retomar minha forma. Agora é tirar umas férias, comemorar a medalha do Mundial e voltar a treinar no fim do ano ara 2018”, avaliou Cielo, que além do ouro olímpico (Pequim/2008) ainda tem uma segunda medalha olímpica, de bronze (Londres/2012), conquistada nos 50 m livre e o tricampeonato Mundial (Roma/2009, Xangai/2011 e Barcelona/2013). Cesar Cielo ainda venceu o revezamento 4×50 m livre, nadando com a equipe do Pinheiros, formada também por Gabriel Silva Santos, Pedro Spajari e Marcelo Chierighini, em 1min27s65. Nos 100 m livre, Cesar Cielo ficou com a medalha de bronze, empatado com o colega de clube Chirighini, ambos com o tempo de 49s47, atrás de Gabriel Santos 49s06) e Pedro Henrique Silva (49s13) – a prova teve quatro atletas do Pinheiros no pódio. A quarta medalha de Cielo na competição, de bronze, foi conquistada nos 50 m borboleta (23s78). O ouro ficou com Nicholas Santos (22s97) e a prata com Henrique Martins (23s8).
ECP Trofeu Jose Finkel 2017 - 12ago17
Troféu José Finkel: Cielo ajuda Pinheiros a vencer competição
Espelho para jovens talentos  A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) fez uma homenagem aos medalhistas do país no Mundial de Budapeste, valorizando a boa campanha da seleção com a entrega de uma placa comemorativa. Cesar Cielo integrou o revezamento 4×100 m livre que foi medalha de prata na competição mais importante da temporada. Cesar Cielo, ídolo da maioria dos jovens, tem sido o espelho para os velocistas mais novos do Pinheiros, como Gabriel dos Santos, Pedro Spajari, Breno Correia, Luiz Gustavo Borges e Rodolfo Moreira. Cielo e Gabriel estiveram no revezamento 4x100m livre que conquistou a medalha de prata no Mundial de Budapeste. Quando retomou a carreira, no início de 2017, Cielo revelou seu objetivo de ajudar os nadadores mais jovens, velocistas como ele, dividindo a piscina nos treinamentos e nas competições. No Troféu José Finkel, o campeão olímpico disse que o Brasil tem excelentes velocistas e que confia no crescimento de Gabriel, que integrou o revezamento de prata ao seu lado no Mundial de Budapeste. Gabriel observou que ouvir isso do ídolo é muito positivo. “Me sinto motivado (com o que o Cielo falou), gosto de treinar com o Cielo, ele dá toques que fazem com que eu melhore”, afirmou. Cesar Cielo é atleta do EC Pinheiros e tem patrocínio da Unimed.